- Caminho de Peregrinação

- Caminho de Peregrinação
- Tarouquela » Moimenta » Fornelos
A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.
- Nível Médio
- Cronologia Provavelmente romana
- Nível Médio
- Cronologia Provavelmente romana
- Mapa do Intinerário
- Descrição
- Galeria
Os caminhos foram desenhados para serem feitos a pé, as opções de viagem em “bicicleta” e “carro” são calculadas automaticamente pelo google maps, podendo resultar em caminhos ligeiramente diferentes.
- Distância 8 km
- Tempo 1 h 53 min
- Velocidade 4.5 km/h
- Min altitude 362 m
- Pico 546 m
- Subida 320 m
- Descida 255 m
👋 Pode importar os ficheiros GPX e KML na sua app preferida. Sugestões: Trackilia.
Copy the following HTML iframe code to your website:
- Distance Instructions
Label
A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.
Para peregrinar até ao Senhor dos Enfermos os moradores de Santo André de Moimenta e mesmo de Santa Maria de Tarouquela, seguem um percurso que hoje mais ou menos se corporiza na EM556-2, que começa em Santa Maria de Tarouquela, mais precisamente na nacional e faz ligação à EM506 em Santo André de Moimenta. Daqui, até ao lugar de Macieira, esta estrada serve os lugares de Figueiredo, Guimbra, Cunha, Alminhas, Sailas, mais os que lhe estão próximo como é o caso de Guizande e de Lapa.
Neste percurso pejado já de habitações novas à mistura com outras casas remodeladas, resiste ainda muito do tradicional deste mundo rural. São dignos de atenção os moinhos junto aos cursos de água, os antigos palheiros e os canastros que em outras paragens são apelidados de espigueiros.
É possível que fosse por este itinerário que vinha o correio que se destinava a Lisboa de algumas terras do concelho de Marco de Canaveses, como São Martinho de Ariz. Segundo o abade daquela freguesia, que redigiu o texto para as Memórias Paroquiais de 1758, era menor a distância indo por Arouca, atravessando depois o pequeno rio Arda, para tomar a estrada para o Porto, apesar da aspereza do caminho: “ao pequeno rio ou regato (rio Arda) que ali se passa em hua ponte de pau, e daqui a Oliveira das Azeméis aonde entra a estrada do Porto para Lisboa. Hé bem verdade que este caminho nesta indireitura hé muito custozo, por ser muito ruim o caminho, porem caminhando-se para a cidade do Porto” a distância era muito maior.
Saiba mais. Consulte a monografia AQUI (Pág. 49)
Outros caminhos
- Caminho de Peregrinação
- Caminho de Peregrinação