Santa Maria a Alta - Lousada - Meinedo_RR - Caminhos de Peregrinacao - Ader-Sousa
Santo-Tirso - Lousada - Meinedo_RR - Caminhos de Peregrinação - Ader-Sousa

Santa Maria a Alta e Santo Tirso

A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

Santa Maria de Meinedo é uma das mais antigas paróquias portuguesas, cuja origem remontará ao período suevo, já que o seu nome primitivo – Magneto – vem referido no Paroquial Suevo ou Divisio Theodemiri, texto que remonta a um período cronológico que se situa entre 572 e 585. A igreja paroquial, de invocação de Santa Maria, tem planta longitudinal e uma capela-mor retangular. A sua arquitetura é românico-gótica, traços que ainda conserva apesar de ter sofrido alterações posteriores sobretudo nos séculos XVII e XVIII. Neste local houve um mosteiro que segundo a tradição era dedicado a Santo Tirso, cuja imagem se conserva na igreja juntamente com a de Nossa Senhora, esta em pedra de Ançã.

Os caminhos foram desenhados para serem feitos a pé, as opções de viagem em “bicicleta” e “carro” são calculadas automaticamente pelo google maps, podendo resultar em caminhos ligeiramente diferentes.
  • Distância 7 km
  • Tempo 1 h 29 min
  • Velocidade 4.8 km/h
  • Min altitude 191 m
  • Pico 304 m
  • Subida 143 m
  • Descida 226 m

👋 Pode importar os ficheiros GPX e KML na sua app preferida. Sugestões: Trackilia.

Copy the following HTML iframe code to your website:

  • Distance Instructions
Label

A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

 
Este caminho começa na Av. de São Miguel (Penafiel), que é seguida até ao cruzamento com a Rua de Cendilhe e mais adiante pela Rua de Bispeira. Quando esta se encontra com a Rua do Ribeiro segue-se na direção da Rua do Mosteiro (de Bustelo), que está no meio de um amplo espaço aplanado e agricultado.

O mosteiro de São Miguel de Bustelo, já está documentado em 1065, seguiu a Regra Beneditina até à sua extinção em meados do séc. XIX. Da sua construção primitiva pouco se sabe, porque esta grande casa beneditina foi totalmente reconstruída em 1633 e a sua igreja conventual em 1695-96.

Aqui há uma imagem de Nossa Senhora da Saúde de grande devoção popular. De realçar também a talha do altar-mor e do Coro Alto, bem como as imagens de São Miguel e de São Bento, respetivamente, patronos do mosteiro e da ordem religiosa. No largo em frente ao mosteiro está a capela dedicada a São Sebastião.

No mosteiro toma-se a direção do Calvário, local onde se encontra uma pequena capela de restauro recente, deixando a sua esquerda o lugar do Paço com os seus vestígios do período tardo-romano. Este traçado é seguido até Cabanelas onde se encontra novamente com a o perfil da estrada nº 320. Esta estrada é seguida até Meinedo, até ao desvio para o Bairro Alto que leva diretamente ao local do antigo mosteiro que é a igreja paroquial onde está a imagem de Nossa Senhora, a Alta e os restos mortais que são atribuídos a Santo Tirso.

Saiba mais. Consulte a monografia AQUI (Pág. 141)

Outros caminhos