Pormenor de Nossa Senhora das Amoras - Castelo de Paiva - Caminhos de Peregrinacao - Ader-Sousa
Sao-Domingos-da-Serra---Castelo-de-Paiva---Caminhos-de-Peregrinacao---Ader-Sousa_1

São Domingos da Serra e Nossa Senhora das Amoras

A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

De acordo com uma tradição local, sempre que os verões se tornavam agrestes e a água diminua nos mananciais e nas fontes, realizava-se uma procissão propiciatória que saía da capela de São Domingos e descia a serra até à capela de Nossa Senhora das Amoras. Esta procissão, de preces direcionadas ao divino para que a chuva chegue aos montes e vales desta região, fazia por vezes o seu efeito, o que aumentava o fervor dos crentes no culto a São Domingos e também o de Nossa Senhora das Amoras, local milagroso onde um carvalho deu amoras e cujo culto remonta ao começo da Idade Moderna.

Os caminhos foram desenhados para serem feitos a pé, as opções de viagem em “bicicleta” e “carro” são calculadas automaticamente pelo google maps, podendo resultar em caminhos ligeiramente diferentes.
  • Distância 4 km
  • Tempo 1 h 17 min
  • Velocidade 3.4 km/h
  • Min altitude 69 m
  • Pico 406 m
  • Subida 385 m
  • Descida 49 m

👋 Pode importar os ficheiros GPX e KML na sua app preferida. Sugestões: Trackilia.

Copy the following HTML iframe code to your website:

  • Distance Instructions
Label

A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

 
Este caminho começa na igreja matriz de São João Batista de Raiva, que foi Honra com direito a pelourinho próprio que data do século XVI e termina na capela de São Domingos. No fundo é o traçado que segue a procissão anual que sai da igreja paroquial, um templo da segunda metade do século XVII e tem uma primeira paragem na capela de Nossa Senhora das Amoras.

O caminho a seguir é a chamada rua da Igreja que tem próximo, alguns metros andados, um dos monumentos mais emblemáticos desta freguesia: o pelourinho de Raiva, uma peça arquitetónica que era o emblema máximo da Honra de Raiva. Daqui o itinerário sobe para a capela da Senhora das Amoras por esta rua que vai entroncar com a Av. Jean Tyssen, a qual atravessa a nacional nº 202, a estrada nacional que vem de Castelo de Paiva e vai para o concelho de Vila Nova de Gaia.

O trajeto continua por esta Avenida até à confluência com a rua da Cavada que dá acesso ao adro da capela de Nossa Senhora das Amoras, um espaço que está muito alterado, pois já lá vai o tempo em que a componente florestal imperava.

A procissão que sai da capela e se dirige ao monte onde está a capela de São Domingos percorre um trajeto muito sinuoso e por vezes agreste, embora o pavimento esteja muito melhorado.

O caminho começa na Rua do Cruzeiro e termina no alto do monte. É traçado sinuoso e desprovido de habitações a partir de meio do percurso.

Saiba mais. Consulte a monografia AQUI (Pág. 161)

Outros caminhos