- Caminho de Peregrinação

- Caminho de Peregrinação
- Arouca » Fornelos
A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.
- Nível Difícil
- Cronologia Provavelmente romana
- Nível Difícil
- Cronologia Provavelmente romana
- Mapa do Intinerário
- Descrição
- Galeria
Os caminhos foram desenhados para serem feitos a pé, as opções de viagem em “bicicleta” e “carro” são calculadas automaticamente pelo google maps, podendo resultar em caminhos ligeiramente diferentes.
- Distância 25 km
- Tempo 6 h 5 min
- Velocidade 4.4 km/h
- Min altitude 86 m
- Pico 704 m
- Subida 1033 m
- Descida 820 m
👋 Pode importar os ficheiros GPX e KML na sua app preferida. Sugestões: Trackilia.
Copy the following HTML iframe code to your website:
- Distance Instructions
Label
A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.
Este itinerário, que vem de Arouca e que se dirige ao rio Douro para fazer a travessia em Escamarão e seguir pela EN222 para Lamego, que fazia a travessia do rio Paiva em Espiunca, é o mesmo que em épocas recuadas permitia a deslocação até à igreja onde está o corpo de Santa Mafalda em exposição e que a partir do final do século XIX passou a servir os muitos dos devotos que iam até à capela do Senhor dos Enfermos em Fornelos.
Do outro lado do rio Paiva está a pequena povoação de Sarabigões a quem os de Macieira (Fornelos), segundo a voz popular, “roubaram” a devoção do Senhor dos Enfermos.
Os devotos oriundos do concelho de Arouca e que são muitos, tanto podem vir por Espiunca como por Alvarenga, duas povoações que pertencem ao concelho de Arouca, mas que se situam na linha de divisão administrativa com Cinfães. O outeiro onde está a capela da Senhora dos Prazeres e que a partir do final do século XIX passou a albergar a devoção ao Senhor dos Enfermos, está sobranceiro ao curso do rio Paiva e também na berma de uma estrada cujo traçado é bem antigo apesar das retificações que já sofreu ao longo dos tempos.
O itinerário mais antigo será aquele que atravessou o rio Paiva em Espiunca e sobe a Vila Viçosa por um caminho que vai entroncar na estrada nacional EN225 que vem de Alvarenga a caminho de Travanca, mas que tem ligação com a EM556, a via que dá acesso a Fornelos e ao lugar de Macieira onde está o pequeno santuário do Senhor dos Enfermos. Seria por este mesmo caminho que seguiriam os moradores de Nespereira quando no século XVIII iam em procissão à colina onde estava a capela de Nossa Senhora dos Prazeres.
O acesso à colina onde está a capela faz-se pelo CM1008 que faz a ligação entre esta via e o lugar de Cortegaça e outros pontos habitados da freguesia de Fornelos.
Já sabemos que a devoção a Nossa Senhora neste local é bem anterior ao do Senhor dos Enfermos e dessa posição se fez eco o pároco de Fornelos em meados do século XVIII. Aqui, escreveu ele, vinham em peregrinação à Senhora dos Prazeres os povos das freguesias vizinhas, como Santo André de Moimenta, Santa Leocádia de Travanca ou Santa Marinha de Nespereira, tal como os de São Martinho de Fornelos, o que equivale a dizer, que ali se deslocava o povo cristão de uma boa parte do atual concelho de Cinfães.
Saiba mais. Consulte a monografia AQUI (Pág. 49)
Outros caminhos
- Caminho de Peregrinação
- Caminho de Peregrinação