A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

A Senhora da Aparecida, de São João de Folhada, que começou por se chamar Nossa Senhora da Lapa, é uma das mais antigas aparições marianas registadas em Portugal. O testemunho vem do próprio pároco de então, José Franco Bravo, que foi testemunha dos acontecimentos ocorridos no ano de 1757, um ano antes da redação do questionário que enviou para as Memórias Paroquiais de 1758. De acordo com a sua descrição, num monte a Sul da Serra da Aboboreira, a 13 de Maio de 1757, três crianças pastoreavam as ovelhas e ouviram uma voz que as chamava pelo seu nome e voltando o rosto viram sobre uma pedra uma mulher brilhante. A notícia correu célere pela região e o povo acorreu em massa ao local onde a aparição tinha acontecido e mais tarde construíram uma capela no mesmo local.

Os caminhos foram desenhados para serem feitos a pé, as opções de viagem em “bicicleta” e “carro” são calculadas automaticamente pelo google maps, podendo resultar em caminhos ligeiramente diferentes.
  • Distância 12 km
  • Tempo 2 h 53 min
  • Velocidade 4.0 km/h
  • Min altitude 69 m
  • Pico 468 m
  • Subida 675 m
  • Descida 276 m

👋 Pode importar os ficheiros GPX e KML na sua app preferida. Sugestões: Trackilia.

Copy the following HTML iframe code to your website:

  • Distance Instructions
Label

A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

 
Este caminho começa na Igreja Românica de São Nicolau. Segue mais ou menos o traçado da antiga estrada romana para Tongóbriga, sendo que daqui saíam várias derivações, uma das quais a caminho do Marão, pela estrada que vinha do Porto e fazia a travessia do rio Tâmega em Amarante. Desde a época romana que a travessia do rio Tâmega se fazia numa ponte que unia Sobretâmega a São Nicolau. Foi desmontada, juntamente com a sua sucessora medieval em 1942 43 para dar origem a uma outra, erguida a curta distância, que ficou concluída em 1944. Na proximidade desta ponte ficavam as também desaparecidas Caldas de Canaveses.
Ao lado da igreja de São Nicolau encontra-se a capela de São Lázaro, uma obra do século XVIII. Da mesma altura é a imagem de Cristo Crucificado que faz parte do cruzeiro do Senhor da Boa Passagem, que antes de ser deslocado para junto da igreja de São Nicolau, estava na entrada da velha ponte como símbolo de sacralização daquela travessia.
O caminho continua em direção à cidade, mais ou menos ao traçado da estrada nacional 211, mas ao atingir o lugar da Boavista toma a direção de Tabuado e da Ponte do Arco em Folhada, ou seja, a estrada 101 5, passando no centro da freguesia de São Salvador de Tabuado, mesmo ao lado da sua igreja românica, deixando à esquerda o Ladário, reminiscência toponímica de uma elevação onde iam as procissões propiciatórias e mais adiante o lugar de Vendas.
Este trajeto continua até ao lugar da Portela, que já pertence à freguesia de Várzea da Ovelha e Aliviada. Nesta localidade, para além do topónimo Marmoiral sabe-se que no lugar da Torre há sinais da presença romana.
Na Portela toma-se um dos caminhos da aldeia que conduz até ao lugar de Pinheiro. Logo no começo está a capela de São Lourenço onde várias freguesias iam com clamores em alguns dias do ano. Daqui segue-se em direção à rua de Merelhe e depois a Merelhe de Cima. Aqui toma-se o sentido da capela da Senhora da Aparecida, não sem antes cortar para um estradão. Este pequeno santuário está, por assim dizer, na extrema da freguesia de São João da Folhada com a de Várzea da Ovelha e Aliviada.

Saiba mais. Consulte a monografia AQUI (Pág. 89)

Outros caminhos