Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos - Penafiel - Caminhos de Peregrinacao - AderSousa 2

Nossa Senhora da Piedade e Santos Passos

A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

A devoção à Senhora da Piedade foi intensa ao longo do século XVIII concorrendo à sua capela, muito povo das redondezas, sobretudo no dia da sua festa, porque era público que a imagem de Nossa Senhora era capaz de obrar grandes maravilhas. Em 1884 a imagem de Nossa Senhora da Piedade foi finalmente transferida da igreja matriz para o Santuário do Sameiro, realizando-se para o efeito uma grandiosa procissão.

Os caminhos foram desenhados para serem feitos a pé, as opções de viagem em “bicicleta” e “carro” são calculadas automaticamente pelo google maps, podendo resultar em caminhos ligeiramente diferentes.
  • Distância 897 m
  • Tempo 14 min
  • Velocidade 4.0 km/h
  • Min altitude 300 m
  • Pico 353 m
  • Subida 55 m
  • Descida 3 m

👋 Pode importar os ficheiros GPX e KML na sua app preferida. Sugestões: Trackilia.

Copy the following HTML iframe code to your website:

  • Distance Instructions
Label

A voz utilizada para narrar o texto é gerada por Inteligência Artificial, podendo existir irregularidades pontuais.

 
Entre os muitos caminhos que podem levar os peregrinos e devotos até à colina, um dos mais acessíveis começa no centro da cidade, mais precisamente no largo de Nossa Senhora da Ajuda. Aqui segue-se pela extensa rua Alfredo Pereira passando em frente ao Museu Municipal até se encontrar com a rua D. António Ferreira Gomes. No termo desta segue-se pela avenida Zeferino de Oliveira, ao chegar próximo ao santuário, deve tomar-se a rua do Parque que passa sobre uma passagem aérea, dando assim acesso direto à igreja.

A localização deste santuário, que hoje se pode considerar como parte integrante da cidade, evidentemente que tem ligações com outros itinerários e com outras localidades. Existe ligação entre a estrada que vem do Porto e que liga a Vila Real por Amarante, como liga ao mosteiro de Bustelo, Meinedo e outras localidades situadas a norte deste santuário, o que inclui objetivamente ligação aos santuários vimaranenses (Nossa Senhora de Oliveira e São Torcato) e numa derivação mais a nascente, a Cabeceiras de Basto, com o santuário de Santa Senhorinha de Basto e mosteiro de São Miguel. Tem também ligações privilegiadas através da antiga estrada romano medieval de Entre-Os-Rios, podendo ligar-se aos santuários de Castelo de Paiva e de Arouca.

Saiba mais. Consulte a monografia AQUI (Pág. 155)

Outros caminhos